26 JAN 2023
Semas realiza encontro com catadores de recicláveis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na última semana, um encontro com catadoras e catadores de materiais recicláveis.

O objetivo da reunião, realizada no auditório da secretaria, foi relembrar os catadores as informações a respeito do projeto e também, desenvolver temas sobre a importância da união entre os trabalhadores e a Semas, para o alcance das metas.

Durante o projeto, as atividades buscaram oferecer apoio, através das secretarias municipais como Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, dentre outras; além de executar o Plano Municipal de Acompanhamento aos Catadores com suas famílias e fortalecer vínculos com os envolvidos.

A Semas já realizou o cadastramento de 146 famílias no Sistema de Cadastro Único (CadÚnico), garantindo vários benefícios socioassistenciais, como Bolsa Família, isenção de taxas de documentos, tarifa social de água e energia, cota básica do IPTU, dentre outras.

De acordo com a coordenadora do Programa de Transferência de Renda e Benefícios, Sirleia Tavares, o projeto possui uma evolução muito positiva. "Com a inclusão de mais técnicas no projeto com os catadores e catadoras, podemos avançar ainda mais com a política pública de atendimento a essas famílias, que são um público prioritário na assistência social e inclusão no CadÚnico. Assim, garantimos a elas muitos benefícios, além de contribuirmos com a organização e participação social dos mesmos, fortalecendo cada dia mais o importante papel que eles desempenham, junto ao Município, na sociedade”, afirmou.

Estiveram no encontro a diretora de Habitação da Semas, Ana Luiza Amaral Guimarães, o diretor de Operações e Serviços Urbanos, Rodrigo Álvares e a coordenadora de Manutenção Urbana, Régilan Rozária Ribeiro.