23 JAN 2023
Começa hoje as inscrições para cursos na área de costura
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do  Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas, Estampas, Cama, Mesa e Banho de Divinópolis e Região (Soac), informa que hoje (23/1) começa as inscrições para os cursos ofertados nas áreas de costura industrial, modelagem e mecânica de máquinas de costura.

As inscrições para os cursos estarão abertas até dia 3 de fevereiro para adolescentes a partir de 16 anos de idade, jovens e adultos inscritos no Cadastro Único. Serão abertas duas turmas para os cursos de “Costura Industrial” e de “Modelagem Industrial”, com 30 vagas cada uma e, deste total, 15 delas estarão reservadas para o público atendido pelos equipamentos e serviços locais do Sistema Único da Assistência Social (Suas). As demais vagas serão geridas pelo próprio Soac.

Haverá abertura para o curso de Mecânica de Máquinas de Costura para fila de espera. Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua região para o encaminhamento para os cursos. O Soac está identificando possíveis instrutores, que no momento será aberto o período para pré-inscrição, sem data prevista para início.

O curso de Costura Industrial terá duração de três meses e funcionará de 14h às 17h nas segundas e terças-feiras. O de Modelagem Industrial terá duração de seis meses e funcionará às quartas e quintas-feiras também de 14h às 17h. Outras turmas dos dois cursos ocorrerão aos sábados de 8h às 12h.

Para Sandra Guimarães, técnica de referência da Inclusão Produtiva da Semas, o objetivo da cooperação técnica é de capacitar interessados para se inserirem no mercado de trabalho na área da confecção e com isso fomentar o emprego e a renda, conforme pactuado entre as duas instituições no Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2021.