19 JAN 2023
Realizada abertura da Estação de Memórias de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a VLI – administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), inaugurou na manhã de hoje (19/1), a “Estação de Memórias”, com o objetivo de preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial dos municípios.

A exposição conta com diversos conteúdos de textos descritivos, objetos cenográficos e fotografias a respeito da história da ferrovia na cidade. Além de 35 objetos históricos em exposição, personagens anfitriões interativos e oito pílulas de vídeo produzidas com ferroviários locais (todas com versões de acessibilidade em libras e audiodescrição).

A solenidade foi realizada na Estação Ferroviária, iniciada através de uma apresentação cultural da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, pela diretora Maria Tereza Mimoso, seguida por uma série de citações poéticas feitas pelo grupo Arteferia.

Posteriormente, o secretário de Cultura de Divinópolis, Diniz Borges, deu seguimento a abertura agradecendo a todos que trabalharam para essa realização, e exaltou o comprometimento da gestão, quanto da VLI em cuidar e expor o patrimônio histórico. “É gratificante poder realizar a abertura dessa exposição, que ressalta o quão importante a ferrovia é para a história da cidade, histórias que se basicamente se uniram. Valorizar esse patrimônio é valorizar a ideia que se não fosse a ferrovia, Divinópolis não seria como é hoje”, concluiu.

Ari Alvarenga, ferroviário divinopolitano, destacou sobre a felicidade e o orgulho da profissão e de estar presente no evento. “O meu maior orgulho é afirmar que fui e ainda me considero ferroviário. Estou muito alegre de estar nesse evento junto de pessoas que também amam as ferrovias e admiram as locomotivas. Hoje é um dia que vai ficar guardado na minha lembrança”, disse.

A diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI, Ruti Araújo, ampliou as informações sobre o programa implantado. " A VLI tem o propósito de transformar a logística do Brasil e esse sonho tão grande passa por Divinópolis. Nesse município, nós temos quase mil funcionários e a maior oficina de vagões de locomotivas da América Latina. A gente acredita muito, que quando nós honramos o passado, a gente é capaz de escrever um futuro e por isso, nós criamos essa Estação de Memórias", explicou.

Seguindo, o prefeito Gleidson Azevedo, agradeceu os demais presentes, e acrescentou sobre o trabalho desempenhado para realizar essa exposição. “O trabalho da atual gestão é de, gradualmente, conseguir elevar o nível de Divinópolis, e sabemos que para se construir um futuro, é necessário trabalhar valorizando toda a história atual e passada. Valorizar que se hoje Divinópolis está onde está, muito se deve ao passado que esses ferroviários construíram. É uma forma humilde e singela de honrar esse papel que eles tiveram ao longo da história da cidade”, completou.

Por fim, foi realizado o desenlace da fita e a Inauguração oficial da Estação de Memórias de Divinópolis. O restante do dia seguiu com as apresentações da banda Rizoma. Também estiveram presentes o secretário de Esportes e Juventude, Wesley de Oliveira, o vereador Ney Burguer, vereador José Braz, vereador Edison Souza, o Assessor Especial de Governo, Fernando Henrique Costa e os representantes da CDL, Mário Cesar e Carolina Fonseca, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Divinópolis, Ellen Lima.