01 DEZ 2022
Conferência da Criança e do Adolescente chega à XI edição
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis (CMDCA), realizou nesta quinta-feira (1/12), a XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo no auditório do Centro Espírita Jesus de Nazaré, no bairro Niterói, dezenas de autoridades, representante das entidades que trabalham nessa área, conselheiras tutelares e muitos convidados.

Além do presidente do CMDCA, Maicom Marques, compuseram a mesa de abertura a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, Ilza Diniz, que na oportunidade representou a secretária de Educação, Andreia Dimas, a representante das crianças e dos adolescente, Isadora Cândia da Costa, e Otávio Cardoso, assessor do juiz da Vara da Infância e Juventude, Christiano de Oliveira Cesarino.

A temática da Conferência girou em torno da situação dos direitos da criança e do adolescente em tempos de pandemia de Covid-19 e as ações necessárias à reparação e garantias de proteção integral. O presidente do Conselho, Maicom Marques, na sua fala de abertura, ressaltou as dificuldades vividas por crianças e adolescentes nesse período de reclusão, mas salientou também o esforço do Conselho e demais órgãos da Administração Municipal no sentido de dar assistência aos vulneráveis.

Para a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, a participação dos cidadãos e cidadãs é muito importante: “Quando a gente vê a casa cheia, esta expressiva participação da sociedade e do poder público, tem-se a certeza que daqui vão sair importantes diretrizes tanto para o Município, como para o Estado e o Governo Federal. Agradeço imensamente os membros do Conselho, que em tão pouco tempo organizaram esta Conferência”, elogiou.

Por sua vez, quando da sua fala, o secretáriode Saúde, Alan Rodrigo, declarou-se feliz pela oportunidade de participar da Conferência, e alertou aos pais: “Levem seus filhos para serem vacinados. É uma obrigação enquanto saúde pública. A vacina está lá no posto. Quanto a este encontro, um dos dilemas das conferências é a falta de debate. Então debatam exaustivamente, para que se tire o melhor proveito possível”, admoestou.

Janete Aparecida, vice-prefeita e secretáriade Governo,por sua vez, elogiou o discurso de Isadora, que falou sobre abuso e desrespeito a crianças e adolescentes durante a pandemia, e acrescentou: “Seu discurso, Isadora, foi fantástico, porque nos ofereceu nada menos nem nada mais do que a verdade. No entanto, se essas crianças e esses adolescente foram abusados e maltratados é porque não tiveram acesso aos serviços de assistência e à escola. Desta forma, falharam os pais, a família, a sociedade e o poder público”, disse. Acrescentou, no final, que um projeto de lei será enviado à Câmara para criar o 2º Conselho Tutelar do município. Foi muito aplaudida.

A atração artista do evento foi a dança Maculelê, apresentada pelos assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos Divina Luz. Em seguida, a palestra norteadora da Conferência foi proferida pela psicóloga Célia Carvalho Nahas, diretora de Proteção e também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de contagem.

Na segunda parte, os participantes da Conferência dedicaram-se à apresentação e discussões de propostas, além da eleição de delegados para a Conferência Estadual. O presidente do CMDCA, Maicom Marques, considerou que esta conferência foi um sucesso, alcançando todos os seus objetivos. Agora, mãos à obra.