23 NOV 2022
Comunidade Feminina Pérolas recebe ação educativa sobre prevenção do câncer
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que aconteceu ontem (22/11), uma ação de promoção de saúde e prevenção ao câncer na Comunidade Terapêutica Feminina Pérolas, situada no Buritis.

Essa atividade reuniu funcionárias e internas da Comunidade Pérolas, para receberem informações sobre a prevenção do câncer e o cuidado com as mulheres que se encontram em tratamento para a dependência química. A iniciativa surgiu de uma demanda, voltada para o Outubro Rosa, apresentada durante a visita institucional realizada na Comunidade Terapêutica.

Fabiana Castro de Faria, supervisora de Enfermagem da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), orientou sobre a importância do autoexame, da mamografia e da prevenção do câncer de mama. “O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas também podem aparecer nódulos com outras características, assim como alterações na pele da mama, nos mamilos e aparecimento de nódulos nas axilas, por isso, se avaliar com freqüência é necessário”, explicou.

A ação foi organizada por Rosângela Botelho, psicóloga, técnica de Referência de Política para as Mulheres e Rosilene Silva, assistente social, ambas da Diretoria sobre Drogas e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Governo (Segov).