16 NOV 2022
DEFESA CIVIL
Realizado nesta quarta-feira Mutirão de Limpeza na Vila Olaria
A Prefeitura de Divinópolis, através da integração de diversas secretarias, está realizando hoje (16/11), um mutirão de limpeza especial na Vila Olaria. A ação tem como objetivo prevenir a região de alagamentos, enchentes, deslizamentos, proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, e animais peçonhentos, principalmente durante o período de chuvas.

Para as atividades da limpeza, a Secretaria Municipal de Operações de Serviços Urbanos (Semsur) está utilizando cinco caminhões, uma retroescavadeira, uma mini carregadeira Bobcat, além de 15 colaboradores para capinar e roçar as calçadas e morros, além de retirar os materiais descartados pela população.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), através dos agentes de saúde, está realizando vistorias nas casas para a retirada de objetos que possam acumular água ou servir de abrigo para roedores e animais peçonhentos. A Defesa Civil realizou  vistorias em aproximadamente 15 imóveis, sendo que algumas destas com a presença do Corpo de Bombeiro Militar. Estas vistorias compreenderam principalmente na análise estrutural dos imóveis e se o mesmo se encontra em áreas com risco de deslizamento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ficou encarregada de conscientizar as famílias sobre a importância do descarte correto de lixo e entulhos, da prevenção contra a dengue, dos perigos do período de chuvas, além de orientar sobre os serviços de assistência social.

No primeiro dia da limpeza foram coletados aproximadamente 60 mil quilos de materiais. Juntas, a Semsur e a Semusa realizaram cerca de 15 viagens de caminhões, que carregaram resíduos mais pesados como, terra e mato retirados das vias da Vila Olaria e ainda mais 10 viagens de caminhonetes que levaram objetos mais leves, como móveis velhos e pneus.