28 SET 2022
Semusa promove ações de saúde através das unidades
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades em grupo da Atenção Primária de Saúde, realizadas nos últimos dias. As ações foram promovidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Na manhã de hoje (28/9), a equipe multidisciplinar da ESF CSU II esteve no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Vila de Nazaré, e promoveu uma roda de conversa. As 33 crianças e adolescentes presentes receberam orientações sobre saúde bucal e higiene corporal. Além disso, foi reforçada a importância de manter a vacinação em dia.

De acordo com a dentista, Mayra Gama, esse tipo de ação é crucial. “Sabemos que é de extrema importância oferecer às crianças o conhecimento sobre os meios efetivos, para realização da higiene bucal, e assim, promover a saúde e prevenir os agravos de doenças bucais”, salientou.

A ESF Planalto, juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 3, realizou hoje, uma ação na Escola Estadual Manoel Correa. A atividade foi realizada pelo psicólogo, Ângelo Morato, com a ajuda das enfermeiras Cíntia Alves, Suelen Fernandes e da supervisora, Dayane Albino. Ao todo, 25 alunos participaram da visita.

A iniciativa inseriu o contexto “Setembro Amarelo”, mês da prevenção ao suicídio, considerando as queixas escolares tais como, ansiedade, depressão, automutilação, incertezas à cerca de sua sexualidade. Além disso, foi apresentada uma proposta de intervenção junto aos alunos do período matutino dessa escola.

De acordo com Ângelo Morato, a ação foi iniciada considerando o contexto do Setembro Amarelo. “O projeto visa trabalhar em forma de oficinas, temas como depressão, valorização da vida, atividades físicas, alimentação saudável, afetividade, saúde mental”, pontuou.