21 SET 2022
PREFEITO
No “Dia da Árvore” prefeito planta muda de Pau Brasil no Centro Administrativo
O prefeito Gleidson Azevedo, junto aos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), plantou hoje (21/9), no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, uma muda de Pau Brasil, em comemoração ao “Dia da Árvore”.

De acordo com o prefeito, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. “Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, comentou.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Pabloneli Vidal, a espécie escolhida para o plantio é um símbolo grandioso. "No ano que se comemora 200 anos da independência, nenhuma outra espécie representa melhor essa data do que aquela que é razão do nome da nossa nação", afirmou.

Vilma Messias, diretora de Meio Ambiente, aponta que a conscientização como destaca também o prefeito, é o ponto chave da data. “É importante haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que incentivam a arborização urbana e boas práticas para melhorar a sustentabilidade de nossa cidade", concluiu.

Sobre a data

A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente e foi escolhida para anunciar o início da primavera. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque: aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.