12 SET 2022
MEIO AMBIENTE
Vacinação de 3 mil cães com vacina importada marca o lançamento do Cadastro Municipal de Cães e Gatos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Públicas (Seplam), e da Secretaria de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), lançou o Cadastro Municipal de Cães e Gatos de Divinópolis.

O cadastro dá cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público na gestão passada. Além disso, ele também subsidiará informações ao município quanto às diretrizes de proteção e cuidado de animais domésticos nas áreas urbanas.

O sistema irá permitir uma melhor gestão das políticas públicas de proteção animal, além de manter um centro de dados atualizados de animais e tutores, possibilitando a realização de vários programas e projetos. Um desses casos, é o “Projeto de Vacinação de Cães da Samarco”, realizado em parceria com a ONG Ajuda (Aliança Juiz Forana pela Defesa dos Animais), que vai garantir a vacinação de 3 mil cães em Divinópolis, entre os dias 14 a 17 de setembro.

A ação de imunização tem o objetivo de combater seis das principais doenças que acometem a população canina: a cinomose; a parvovirose; a leptospirose; a hepatite infecciosa; parainfluenza e a coronavirose canina. Essa última, trata-se de uma doença causada por um tipo de coronavírus (diferente do causador da Covid-19).

As vacinas são conhecidas como V8 (ou óctupla), e serão aplicadas pela equipe de veterinários da ONG, sem custo algum. O projeto é de iniciativa da Samarco, e será realizado pela ONG Ajuda, com apoio da Coordenação de Cuidado Animal. Para vacinar o seu animal, será necessário o registro no Cadastro Municipal de Cães e Gatos de Divinópolis, que emitirá a data, horário e local da vacinação.

Todo cão com mais de 45 dias de vida poderá ser vacinado, entretanto, filhotes com mais de 45 dias e menos de 5 meses precisam tomar a 2ª e 3ª dose. Nesse caso, essas doses não serão disponibilizadas pelo município, e suas aplicações ficarão a cargo e custo dos tutores de cada animalzinho.

Não é aconselhável a aplicação de vacina em cadelas com menos de 60 dias de lactação e, após vacinadas, a amamentação deverá ser interrompida. Os animais deverão ser apresentados nos postos de vacinação, acompanhados de um tutor maior de idade (18 anos ou mais), que deverá apresentar documento com foto.

O cadastramento pode ser feito através do App Divinópolis, disponível para download nos celulares com sistema Android ou IOS ou acessado no link: https://divinopolismg.appcidades.com.br/access/.  O tutor interessado deve realizar o cadastro clicando no ícone VACINAÇÃO CANINA, e após isso, deverá selecionar a data desejada para a vacinação.

Confira os dias, horários e locais de vacinação:

•             14/9, das 8h às 17h: Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Paraná, 2.601, São José, Divinópolis/MG);

•             15/9, das 8h às 17h: Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Paraná, 2.601, São José, Divinópolis/MG);

•             16/9, das 8h às 17h: Complexo Esportivo do Planalto (Rua Itambé, 5, Planalto, Divinópolis/MG);

•             17/9, das 8h às 12h: Estacionamento da Rodoviária.

Para a coordenadora de Cuidados Animais do Município, Edimara Martins, o projeto de vacinação é um benefício muito importante para a saúde e bem-estar dos animais. “O fato de a vacina ser distribuída gratuitamente para a população e sem custo ao município, é uma conquista muito importante para a causa animal”, destacou.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Pabloneli Vidal, a ação é fruto de uma luta do atual Governo. “Foi com a gestão do prefeito, Gleidson Azevedo, que a causa animal foi verdadeiramente reconhecida. Destaco que trazer ações como esta para Divinópolis só revela o quanto a atual gestão está comprometida com o bem-estar animal”, afirmou.