10 AGO 2022
DEFESA CIVIL
140 servidores são capacitados para o período chuvoso
A Prefeitura de Divinópolis em parceria com 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros realizou durante todo o dia de hoje (10/8), um treinamento com a participação de 140 servidores da Prefeitura de Divinópolis sobre ações preparatórias para o período chuvoso 2022/2023.

A capacitação foi realizada no auditório da Fiemg e foi ministrada pelo Capitão Quadros, Tenente Túlio e Tenente Vinícius Lana, do Corpo de Bombeiros. Dentre os diversos temas tratados na capacitação estão: nomenclaturas relacionadas a atividade, gestão de risco de desastre, vistoria em área de risco, risco hidrológico, risco geológico, vistorias em edificações, gestão do desastre, sistema de comando de operações, dentre outros.

Durante a explanação da manhã, o Tenente Túlio, dentre vários assuntos abordados, destacou a importância da prevenção. “A gestão de risco é menos valorizada do que o desastre propriamente dito. Para um trabalho cada vez mais eficiente é importante que todos Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, servidores de todas as secretarias que atuam na questão das chuvas, trabalhar de forma multidisciplinar, que dialoguem e troquem informações", ressaltou.

"O óbvio tem que ser dito pois, o que é óbvio para um, pode não ser para o outro. Esta capacitação é, justamente, para que a informação chegue para todo mundo, de forma eficiente, uniforme”, complementou o Capitão Quadros.

O secretário de Meio Ambiente, Pabloneli Vidal, lembrou a questão da mudança climática global que estamos vivendo. “A tendência é que as chuvas aumentem cada vez mais. Depois do que vivemos nos últimos anos em Divinópolis com a questão das chuvas, vemos a necessidade deste treinamento com todos vocês. Vamos trabalhar em Divinópolis para criar o ambiente de prevenção e depois, como atuar no ambiente de crise, organização das equipes, trabalho em conjunto. O que estamos construindo hoje aqui, vamos mudar e salvar a vida de muita gente”, destacou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, que solicitou a capacitação, lembrou que todos os acontecimentos que são inerentes da Defesa Civil têm que ser trabalhados com muita seriedade. “Eu senti que no município não tinha uma organização da Defesa Civil, muito menos um treinamento. Então, no ano passado, enfrentamos o período chuvoso com a cara e a coragem, com muitos servidores que não tinham o preparo adequado. Então, esse treinamento que foi planejado, junto com o Corpo de Bombeiro, vem ao encontro a dar legalidade e, principalmente, treinamento para que os nossos servidores possam fazer o melhor serviço à população, caso seja necessário. Que no próximo período chuvoso a população de Divinópolis terá a garantia de ainda mais qualidade no seu atendimento”, salientou.

Participaram da capacitação servidores de todas as secretarias municipais, boa parte dos presentes, participaram do enfrentamento às chuvas no município de janeiro deste ano.