25 OUT 2021
EDUCAÇÃO
Diretores recebem capacitação sobre educação alimentar e nutricional nas escolas

A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou formação com o tema “Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no currículo escolar” para diretores da rede municipal de ensino e entidades filantrópicas filiadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O treinamento, realizado de maneira virtual no dia 20 de outubro, foi organizado pela equipe de nutricionistas da Semed inscritas no Pnae e ministrado por Leila Cristina Tavares e Cristiane Maria Gontijo.

O curso é parte do cronograma de atividades programadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans) e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan), em conjunto com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em comemoração à Semana da Alimentação 2021.

O objetivo foi capacitar educadores para que sejam agentes transformadores e disseminadores de educação alimentar e nutricional no âmbito escolar, apresentando estratégias e material que permitam aos profissionais da educação adquirir mais conhecimento para trabalhar o tema em sala de aula e no ambiente escolar.

Na reunião, os participantes discutiram a importância da educação alimentar e nutricional como tema transversal nas escolas, o papel da escola na formação de hábitos saudáveis e as estratégias e atividades relacionadas ao tema por trabalhar nas diferentes disciplinas e seguimentos escolares.

Por meio da formação, os educadores passam a ter mais conhecimento para trabalhar juntos na construção de atividades de EAN, ajudando o Pnae a atender os alunos em totalidade.

Programa escolar

A Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018, sancionada em maio de 2018, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

A EAN é o conjunto de ações contínuas e permanentes para fomentar a adoção de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem e o estado de saúde escolar. Essa é uma das principais estratégias para alimentação saudável.