25 OUT 2021
Crevisa inicia castração de cães e gatos no Tietê

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje (25/10), o serviço gratuito de esterilização de caninos e felinos no bloco do Castramóvel, divisão do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), no bairro Tietê.

Os procedimentos iniciaram na manhã desta segunda-feira (25/10) e continuarão até quinta-feira (28/10), na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. Este ano, a população periférica na área urbana é prioridade do Crevisa para castração de animais.

No total, 48 operações estão agendadas. “É necessário usar máscara, não levar crianças e pessoas idosas consigo, desinfetar as mãos e evitar aglomerações, já que os moradores são usualmente acompanhados por familiares ao bloco do Castramóvel ou pedem a idosos que segurem o animal de estimação”, disse Andreza Germano, coordenadora do Crevisa, em recomendação de como a população deve aderir ao protocolo de saúde pública.

O Castramóvel consiste em reboque (trailer) equipado com unidade cirúrgica apta para castração, que é diariamente limpo para evitar a contaminação local.

Assistência

O Castramóvel visita áreas com maior concentração de cães e gatos, com prioridade na periferia, onde os moradores não podem com frequência levar as mascotes para esterilizar.

O objetivo é facilitar o acesso às comunidades periféricas, onde há alta demanda de habitantes que não podem comparecer ao Crevisa, e atender o maior número de pessoas a fim de evitar aumento descontrolado da população de animais de rua, que os faz vulneráveis a enfermidades e à fome, e garantir o bem-estar destes em Divinópolis.