Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado

Publicado em:   09-09-2013

Créditos: Divulgação PMD
Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde realizará, nos próximos dias 14, 15 e 21 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A meta é vacinar 29.000 animais entre cães e gatos. O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), Ana Carolina Tavares, a vacina é gratuita e todos os animais acima de três meses de idade deverão ser vacinados. “As seringas e agulhas são utilizadas individualmente para cada animal e, em seguida descartadas, evitando a possibilidade de transmissão de doenças pelo uso comum das mesmas”, explica Ana Carolina.
Para que a meta seja atingida, a Campanha na zona urbana ocorrerá em duas etapas: no dia 14/09 (sábado), no horário de 8h as 17h nas regiões Central, Oeste e Sudoeste e no dia 21/09 (sábado), de 8h as 17h, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Dia 15/09 (domingo) a Campanha prossegue na zona rural, no horário de 8h as 12h. Serão 39 postos fixos nas comunidades rurais.
A coordenadora enfatiza que a campanha se faz importante porque só através da vacina de cães e gatos é possível evitar a raiva humana. “Se algum proprietário de animal, por qualquer motivo, perder a vacinação próximo à sua residência este ainda tem a oportunidade, durante todo o ano, de levar o seu cão ou gato no Crevisa para receber a dose da vacina”, a coordenadora.

Raiva

A raiva é uma zoonose que afeta os animais mamíferos e o homem. A transmissão ocorre pela inoculação do vírus contido na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente através da mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura da pele lesada e/ou mucosas. A raiva é uma doença infecciosa, caracterizada por sintomas de comprometimento do sistema nervoso central, sob forma de encefalite. Sua evolução, salvo raríssimos casos, sempre determina a morte do doente.

Animais domésticos, como o cão e o gato, são as principais fontes de infecção para o homem por estarem em maior contato com este. A vacina protege os animais contra a raiva evitando que eles transmitam a doença.
Em caso de dúvida, informações podem ser obtidas na Diretoria de Vigilância em Saúde nos telefones 3221-8778 ou 3221-8790, à R. Minas Gerais, 900 – Centro ou no CREVISA, instalado às margens da Rodovia Divinópolis-Carmo do Cajuru, Km 6, estrada de acesso às Chácaras Beira Rio, nº 1.001, sentido Getsêmani, telefone (37) 3229-6579.

Veja abaixo os dias e os postos de vacinação:

SÁBADO – 14 DE SETEMBRO DE 8h as 17h

POSTOS FIXOS NOS BAIRROS: Afonso Pena, Bela Vista, Belo Vale, Belvedere, Campina Verde, Casa Nova, Catalão, Centro, Conj. Nilda Barros, D. Pedro II / São Miguel, Ermida (Centro, Casas Populares, Primavera e Santa Cruz), Esplanada, Ipiranga, Jardim das Acácias, L.P.Pereira, Morada Nova, Orion, Planalto, Porto Velho, Quintino, Rancho Alegre, Realengo, Santo Antônio, São José, São Judas Tadeu, São Roque, São Sebastião, Sidil, Tietê, Vila Belo Horizonte, Walchir Resende.

POSTOS MÓVEIS NOS BAIRROS: Anchieta, Floresta, Geraldo Pereira, Itacolomi, J. A. Gonçalves, Jardim Alterosa, Jardim Betânia, Jardim Copacabana, Jardim Real, Jardinópolis, João Paulo II, Km 48, Marajó, Morumbi, Nova Fortaleza II, Padre Herculano, Pacaembu, Residencial Castelo, Santo André, São Cristóvão, São Domingos, São Paulo, Sion, Vivendas da Exposição, Yanes.

DOMINGO – 15 DE SETEMBRO DE 8h as 12h

POSTOS FIXOS NAS COMUNIDADES: Amadeu Lacerda, Boa Esperança, Boa Vista, Branquinhos, Buriti, Cachimba, Cachoeira, Cachoeirinha, Cacôco de Baixo, Cacôco de Cima, Cacôco do Meio, Chácaras Belo Horizonte, Choro, Córrego do Paiol, Córrego Falso, Costas, Djalma Dutra, Ferrador, Inhame, Jararaca, Km 49, Lago das Roseiras, Lagoa, Lajes, Lava-Pés, Lopes, Mata dos Coqueiros, Olaria, Paivas, Passagem, Perobas, Piteiras, Quilombo, Ribeirão do Servo, Rua Grande, Tamboril, Tavares.

SÁBADO – 21 DE SETEMBRO DE 8h as 17h

POSTOS FIXOS NOS BAIRROS: Alvorada, Antônio Fonseca, Bom Pastor, Danilo Passos I e II, Davanuze, Del Rey / Primavera, Dona Rosa, Espírito Santo / Dr. José Tomáz, Grajaú, Icaraí, Interlagos, Jardim Candelária, Jardim Candidés, Jardim das Oliveiras, Jusa Fonseca, Lagoa dos Mandarins, Mangabeiras, Manoel Valinhas, Manoel Valinhas 2 / Vila Rica, Maria Helena, Nações, Niterói, N. S. da Conceição, N. S. das Graças, Nova Fortaleza I, Nova Holanda, Novo Paraíso, Padre Eustáquio, Paraíso / D. Quita, Ponte Funda, Prolongamento Bom Pastor, Residencial Dom Cristiano, Sagrada Família, Santa Lúcia, Santa Rosa, Santa Tereza, Santos Dumont, São João de Deus, São Luis, São Simão, Serra Verde, Vale do Sol, Vila Romana.

POSTOS MÓVEIS NOS BAIRROS: Chácaras Beira Rio, Chácaras Campo Grande, Conjunto Elizabeth Nogueira, Córrego da Divisa, Costa Azul, Eldorado, Floramar, Jardim das Mansões, Maria Peçanha, Quinta das Palmeiras, São Bento, São Caetano, São Geraldo, Terra Azul.

InicialVoltar